Tenho a postura correta?



Tenho uma postura correta, já não preciso de me preocupar mais? Que postura adotar? Uma postura correta é um bom começo para uma vida sem dores!

Tenho uma postura correta, já não preciso de me preocupar mais?

Não, uma postura correta é um bom começo para uma vida sem dores, no entanto é igualmente importante o movimento e o alongamento quando se passa muito tempo na mesma posição, mesmo sendo esta posição correta. Para as pessoas que passam muitas horas no computador, sentadas numa secretária ou em trabalhos manuais repetitivos é importante que regularmente se levantem, caminhem um bocado e tentem alongar para manter um corpo saudável.

Que postura adotar?

Atualmente grande parte da população refere dores no corpo, em particular costas nas zonas lombar e cervical.

A maior parte destas dores é provocada por alterações de posturas e movimentos errados que a pessoa adota no seu dia-a-dia, posturas e movimentos estes que já estão tão mecanizados que a pessoa nem se apercebe que os está a executar. O que pode levar ao maior enraizamento destes movimentos errados e provocar lesões de grande gravidade para além da dor consequente.

Felizmente a simples correção destes hábitos precocemente consegue resolver o problema e evitar patologias de maior gravidade.

De pé

Evitar a curvatura exagerada da dorsal com anteriorização dos ombros assim como a projeção da cabeça.

Sentado:

Evitar a projeção da cabeça ou exagero da curvatura lombar, manter os pés bem acentes no chão. Se possível manter as costas bem encostadas no apoio lombar da cadeira sem inclinação para trás.

A dormir:

O mais importante na posição de deitado é manter o alinhamento da coluna em todos os seus segmentos.

Para isso é necessário que exista, acima de tudo, um bom e correto apoio de cervical. A almofada deverá estar à altura correta para promover esse alinhamento, nem mais alto, nem mais baixo.

Para complementar o alinhamento da cervical uma almofada debaixo dos joelhos quando deitado de costas e entre os joelhos quando deitado de lado promove o alinhamento e relaxamento da lombar.

Evitar as posturas de rotação pois podem provocar torcicolos. Evitar também dormir de barriga para baixo pois aumenta a curvatura da lombar. Ter em atenção ao colchão que se usa, muito mole ou muito duro irá afetar a sua coluna.

 

 

Os Nossos Especialistas

A CEMIL - nif. 501064974 e registo na ERS n.º 10513 -  integra na sua equipa profissionais devidamente qualificados nas respetivas áreas.

Os critérios de seleção são de elevada exigência dada a variadíssima oferta existente.

 Defendemos que a qualidade dos nossos serviços são e serão a premissa do sucesso. 

 A equipa da CEMIL é constituída por especialistas em Nutrição holística, Hipnoterapia, Medicina Estética, Estética, Terapias de Reabilitação, Terapias Não Convencionais , Terapias de Relaxamento e Aulas de Preparação para o Parto e Parentalidade.

 

Entidades de Resolução de Litígios de Consumo

Em caso de litígio de consumo, pode recorrer a uma Entidade de Resolução de Litígios de Consumo.
Aqui pode encontrar a lista dos centros de arbitragem de consumo disponíveis em Portugal (Outubro 2015)*:

 CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa; Campus de Campolide 1099-032 LISBOA; Telefone: + 351 21 384 51 31 / + 351 91 922 55 40; Fax: + 351 21 384 52 01; E-mail: cniacc@fd.unl.pt; Site: www.arbitragemdeconsumo.org

 Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Algarve (CIMAAL): Edifício Ninho de Empresas; Estrada da Penha 8005-131 FARO; Telefone: 28 982 31 35; Fax: + 351 28 981 22 13; E-mail: cimaal@mail.telepac.pt; Site: www.consumidoronline.pt

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra (CACCDC): Av. Fernão Magalhães, 240, 1.º 3000-172 COIMBRA; Telefone: + 351 23 982 16 90; Fax: + 351 23 982 16 90; E-mail: geral@centrodearbitragemdecoimbra.com; Site: www.centrodearbitragemdecoimbra.com

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL): Rua dos Douradores, 108, 2.º e 3.º
1100-207 LISBOA; Telefone: + 351 21 880 70 30; Fax: + 351 21 880 70 38; E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt / director@centroarbitragemlisboa.pt; Site: www.centroarbitragemlisboa.pt

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira (CACCRM): Rua da Figueira Preta, 10, 3.º 9050-014 FUNCHAL; Telefone: + 351 29 175 03 30; Fax: + 351 29 175 03 39; E-mail: centroarbitragem.sras@govmadeira.ptSite: www.srrh.gov-madeira.pt/cacc

 Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP) – Tribunal Arbitral de Consumo: Rua de Damião de Góis, 31, loja 6 4050-225 PORTO; Telefone: + 351 22 502 97 91 / + 351 22 550 83 49; Fax: + 351 22 502 61 09; E-mail: cicap@mail.telepac.pt; Site: www.cicap.pt

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave (TRIAVE): Rua do Capitão Alfredo Guimarães, 1, 4800-019 GUIMARÃES; Telefone: + 351 25 342 24 10; Fax: + 351 25 342 24 11; E-mail: triave@gmail.com; Site: www.triave.pt

 CIAB – Centro de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Cávado (Tribunal Arbitral de Consumo): Rua de D. Afonso Henriques, 1 (Edifício da Junta de Freguesia da Sé)
4700-030 BRAGA; Telefone: + 351 25 361 76 04; Fax: + 351 25 361 76 05; E-mail: geral@ciab.pt; Av. Rocha Paris, 103 (Edifício Villa Rosa); 4900-394 VIANA DO CASTELO; Telefone: + 351 25 880 62 67; Fax: + 351 25 880 62 69; E-mail: ciab.viana@cm-vianacastelo.ptSite: www.ciab.pt

*A indicação dos centros de arbitragem é feita nos termos da Lei 144/2005, de 8 de Setembro, não implicando que a CEMIL adira ou venha a aderir a arbitragem, designadamente para regulação de conflitos de consumo.
Pode obter mais informações enviando-nos um email para geral@cemi-ligagaia.pt ou consultando o Portal do Consumidor através do site www.consumidor.pt.

 

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